Autor



Muita gente não sabe, mas Vila Velha, ES, é uma das poucas cidades brasileiras que possui uma Academia de Letras para chamar de sua. E a paixão canela verde pelas letras levou o psiquiatra Vicente Ramatis Lima, sobrinho de dois fundadores da cinqüentenária Academia de Letras Humberto de Campos, a se dividir entre a medicina e as letras. Ele que lança seu segundo livro, o “Armadilha Social”. Com mais de 20 anos de experiência na área médica, tem se dedicado a ministrar palestras sobre a influência do álcool e das drogas na sociedade. E essa dedicação ao tema misturada à paixão pela literatura o levou a escrever está obra que é destaque nas redes sociais, tanto entre alunos e professores, quanto entre especialistas em RH.

Sua experiência inclui prática em Pronto socorro, acompanhamento em enfermaria, ambulatório de psiquiatria em serviço publico e consultório particular de psiquiatria. Ele testemunhou situações dolorosas de inúmeras pessoas se destruindo, famílias se desfazendo, crianças tendo o seu futuro comprometido pelo comportamento de seus responsáveis. Muitas vezes, essas pessoas são vítimas de propagandas de bebidas, pelas idéias enganosas de amigos que os induzem a beber ou usarem algum tipo de droga como se fosse natural e bom para “relaxar”.

É fato: o uso do álcool e de outras drogas compromete o ser humano em sua integridade física, mental e na evolução espiritual.  O autor revela que devido a cultura de tolerância existente na sociedade, antes tinha receio de ser rotulado como “moralista”. Entretanto, após muitas palestras, entrevistas em canais de televisão, comentários de colegas de trabalho e de desconhecidos e do apoio recebido às suas observações, Vicente constatou que seu clamor e sua voz encontravam pessoas ávidas em aprender e discutir essa problemática tão complexa.

O lançamento da edição aconteceu no dia 4 de abril/2011, no auditório da Unimed Vitória e, é claro, na Academia de Letras de Vila Velha.  

Mais sobre Vicente Ramatis Lima