Armadilha Social

Apresentação

Preservar a própria saúde e a da família e alcançar melhores níveis de qualidade de vida tem sido uma preocupação constante das pessoas. Mas, se existe a preocupação em viver mais, ela deveria também estar associada a um programa capaz de elaborar um plano de vida para uma velhice saudável. Sem ter a pretensão de ser um guia médico, a obra traz recomendações, dicas esclarecedoras sobre as drogas lícitas e ilícitas. Visa atender às necessidades de informação sobre os mais diversos aspectos relativos ao comprometimento da saúde e da vida, de um modo geral, causado pelo consumo de álcool e outras drogas. O leitor encontra preciosas orientações e um aliado para preservar a saúde e obter melhores níveis de qualidade de vida.

Versão Ebook

Comprar Livro

Versão Livro

Comprar Livro

A publicação traz uma reflexão sobre o impacto do consumo do álcool e de outras drogas na sociedade contemporânea. O título contem 220 páginas e 43 ilustrações. O autor, Vicente Ramatis Lima, é médico. Com mais de 20 anos de formado. Tem a experiência de quem já atendeu a mais de cinco mil pacientes.

O objetivo do livro é desfazer alguns conceitos incorretos sobre o assunto. A publicação é direcionada para pais, mães, adolescentes e professores. A prioridade do médico é oferecer uma ampla abordagem para alcançar leitores de diversos públicos e pontos de vista e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Escrito sem pretensões de ser um livro técnico, a obra discute o impacto que o álcool e as drogas estão causando na sociedade, principalmente seus malefícios. Está apoiada na vocação humanista e experiência profissional do autor que associa reflexões pessoais a sua experiência profissional. O texto informa sobre o que são e como agem as drogas, enfatiza que o álcool é uma droga psicotrópica, analisa as consequências do uso de álcool e drogas, discute as possíveis causas que induzem ao uso e o impacto dessas substâncias em nossa sociedade. Por fim, aponta a possibilidade de trabalhar a questão.

                                      

É fácil constatar que a propagação do uso de álcool e de outras drogas tem causado a falência de pilares sociais como a cultura, o estado e, em muitos casos, a família. Vicente Ramatis Lima, que como médico experiente, está do outro lado da mesa ouvindo segredos e presenciando infortúnios, enfatiza: difícil está sendo a sociedade sair desta “Armadilha social” e despertar deste “prolongado pesadelo” de consumo de álcool, outras drogas e a conseqüente violência.

O autor que ao longo de seus trinta anos de atuação na medicina, se deparou com as mais inusitadas situações de dor e sofrimento devido ao consumo de álcool e outras drogas, nos últimos anos, também têm se dedicado a ministrar palestras sobre o tema drogas. “Sempre me chamou a atenção o quanto as pessoas se iludem com o álcool e com as drogas. O vício implica em consequências em todos os aspectos: Perda de produtividade no trabalho, prejuízos nas relações familiares e sociais e, a longo prazo, geram doenças irreversíveis”, destaca.

Com 62 tópicos, a publicação conta com linguagem de fácil leitura, adaptada aos diversos públicos e que conversa com o leitor. O que torna a leitura mais atrativa. Entre os tópicos, o autor aborda a história da humanidade, passando pela história do Brasil, mostrando como os mitos desvirtuam ensinamentos antigos da sabedoria humana, mitos criados com base em interesses comerciais. Outro tema exposto nas páginas do livro é a desinformação sobre efeitos e consequências que existem em relação ao álcool e às drogas, e de uma hipotética legalização da maconha.

Acompanhe assuntos pertinentes ao tema do livro no facebook